Assim como a medicina tem se beneficiado das
novas tecnologias, a Educação tem vivenciado nos últimos anos a presença de
muitas inovações que favorecem significativamente o processo educacional. Com
as experiências constatadas no que tange ao emprego das Tecnologias de
Informação e Comunicação na educação, percebemos a necessidade de um novo
modelo de educação, onde o conhecimento é construído a partir de um trabalho
colaborativo com mudanças de comportamentos tanto dos professores quanto dos
alunos.
Na concepção de Moura (2006) dentro de uma
visão pedagógica e interativa, traz uma proposta de valorização do papel do
professor como mediador de novas e recorrentes interações, além de encorajador
da rede de conhecimentos que os alunos constroem e do desenvolvimento de novas
competências comunicativas.
Para Lévy (1999), o novo papel do educador é
ajudar os outros a aprender colaborativamente, não somente ensinar e transmitir
conhecimento.
Dessa maneira, a utilização da ferramenta Google Docs no processo educacional é de
extrema importância pelas suas particularidades e potencialidades para sua
utilização no contexto educacional. Dessa maneira, não existem dúvidas sobre a
relevância de utilizar essa ferramenta como recurso pedagógico pela
possibilidade de promover a interação entre os participantes e a construção do
conhecimento dentro de um trabalho colaborativo.
A ferramenta Google Docs permite a interação e intercâmbio de ideias, além de
possibilitar a troca de informações, além de nos transformar em autores dentro
do processo educacional, pois temos a possibilidade a partir da sua utilização
de interferir nos processos de construção do conhecimento, podendo contra
argumentar, interferir e contribuir para a construção de uma realidade que nos
torne sujeitos de nossa própria existência.
Segundo Pallof e Pratt (2002, p. 141) a
construção colaborativa é entendida sob a perspectiva de “quando os alunos
trabalham em conjunto, isto é, colaborativamente, produzem um conhecimento mais
profundo e, ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem
interdependentes”.
O Google
possui editor de textos, planilhas eletrônicas, editor de apresentação de
slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes),
possibilitando a construção conjunta e a socialização das produções entre os
usuários.
No que se refere à interatividade, Gonzales
(2005, p. 19) define como “fenômeno elementar as relações humanas, dente as
quais estão as relações educacionais”.
O termo interatividade é vista a partir de
uma relação bidirecional, na qual os envolvidos no processo educacional podem
trocar ideias, propor novos caminhos na resolução de problemas antes não
listados.
Diante
dos fatos mencionados, percebe-se que o Google
Docs amplia as possibilidades educacionais para construção de um ambiente
de aprendizagem colaborativa, favorecendo a interação, a troca de ideias e a
produção coletiva de textos, contribuindo para o desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem. Desse modo a interação pode ocorrer de forma satisfatória
ao valorizar a criatividade, espírito crítico, responsabilidade e colaboração,
entre outras características que se pretende desenvolver nos alunos.
Fonte de pesquisa
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34,
1999.
PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo
Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para
salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MOURA,
A; Carvalho, A. A. Podcast: Potencialidades na educação. Revista
Prisma.com,
nº3, 2006b, p.
88-110.
De assaz importância...
ResponderExcluirESSENCIAL HOJE EM DIA... NESSE NOVO NORMAL E SEMPRE.
ResponderExcluirUma ferramenta que possibilita a interatividade, é fundamental no ensino online.
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