terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Google Docs como ferramenta pedagógica

Assim como a medicina tem se beneficiado das novas tecnologias, a Educação tem vivenciado nos últimos anos a presença de muitas inovações que favorecem significativamente o processo educacional. Com as experiências constatadas no que tange ao emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, percebemos a necessidade de um novo modelo de educação, onde o conhecimento é construído a partir de um trabalho colaborativo com mudanças de comportamentos tanto dos professores quanto dos alunos.
Na concepção de Moura (2006) dentro de uma visão pedagógica e interativa, traz uma proposta de valorização do papel do professor como mediador de novas e recorrentes interações, além de encorajador da rede de conhecimentos que os alunos constroem e do desenvolvimento de novas competências comunicativas.
Para Lévy (1999), o novo papel do educador é ajudar os outros a aprender colaborativamente, não somente ensinar e transmitir conhecimento.
Dessa maneira, a utilização da ferramenta Google Docs no processo educacional é de extrema importância pelas suas particularidades e potencialidades para sua utilização no contexto educacional. Dessa maneira, não existem dúvidas sobre a relevância de utilizar essa ferramenta como recurso pedagógico pela possibilidade de promover a interação entre os participantes e a construção do conhecimento dentro de um trabalho colaborativo.
A ferramenta Google Docs permite a interação e intercâmbio de ideias, além de possibilitar a troca de informações, além de nos transformar em autores dentro do processo educacional, pois temos a possibilidade a partir da sua utilização de interferir nos processos de construção do conhecimento, podendo contra argumentar, interferir e contribuir para a construção de uma realidade que nos torne sujeitos de nossa própria existência.
Segundo Pallof e Pratt (2002, p. 141) a construção colaborativa é entendida sob a perspectiva de “quando os alunos trabalham em conjunto, isto é, colaborativamente, produzem um conhecimento mais profundo e, ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes”.
O Google possui editor de textos, planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes), possibilitando a construção conjunta e a socialização das produções entre os usuários.
No que se refere à interatividade, Gonzales (2005, p. 19) define como “fenômeno elementar as relações humanas, dente as quais estão as relações educacionais”.
O termo interatividade é vista a partir de uma relação bidirecional, na qual os envolvidos no processo educacional podem trocar ideias, propor novos caminhos na resolução de problemas antes não listados.
 Diante dos fatos mencionados, percebe-se que o Google Docs amplia as possibilidades educacionais para construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa, favorecendo a interação, a troca de ideias e a produção coletiva de textos, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Desse modo a interação pode ocorrer de forma satisfatória ao valorizar a criatividade, espírito crítico, responsabilidade e colaboração, entre outras características que se pretende desenvolver nos alunos.
Fonte de pesquisa
 
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.
 
MOURA, A; Carvalho, A. A. Podcast: Potencialidades na educação. Revista Prisma.com,
nº3, 2006b, p. 88-110.

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